segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Potencial Hidráulico


Bacia hidrográfica é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o Brasil possui 12 regiões hidrográficas.
Ocupando uma área de 967 mil quilômetros quadrados (11% do território nacional), a Bacia do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Ela está presente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão, além do Distrito Federal.
A vazão média corresponde a 9,6% do total do país. Os principais rios são o Tocantins e o Araguaia. O Rio Tocantins, com 1.900 quilômetros de extensão, nasce no estado de Goiás, sendo que seu principal afluente é o Rio Araguaia, com 2.600 quilômetros de extensão.
O Rio Araguaia, juntamente com o Javaés, envolve a maior ilha fluvial do mundo: a Ilha do Bananal, que tem 350 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura.
Ilha do Bananal
Os rios da Bacia Tocantins-Araguaia são de extrema importância para a população desses estados. Cerca de 8 milhões de pessoas residem na área dessa bacia. O potencial hidrelétrico é aproveitado através da construção de várias usinas hidrelétricas, como a da Serra da Mesa, Tucuruí, Canabrava, entre outras.
A mineração e a agropecuária são as principais atividades responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Tocantins-Araguaia. No Complexo Mineral de Carajás ocorre a extração de manganês, cobre, ouro, níquel, minério de ferro, etc. Os produtos químicos utilizados na mineração poluem os rios.
  
FONTE: r7 - escola kids.
                                                  Feito por: Thalita Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário