terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alunos: Breno Ribeiro, Thalita Matos, Bruno Freitas, Bianca Lima, Gustavo Rosa.
Turma: 1v1        -       Bacia Tocantins.

                                         tá feito o blog, espero que goste. :D

Importância econômica

Alimenta os projetos minerais do Estado, como o Grande Carajás e as grandes indústrias de alumínio, inclusive às pertencentes a Vale do Rio Doce.
A linha de transmissão do Tucuruí abastece projetos minerais e várias cidades do Pará e do Nordeste.
O Vale do Araguaia constitui-se em uma das regiões mais promissoras para a expansão da orizicultura brasileira, com condições para atendimento do mercado das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. 
Serve de transporte para as populações locais e ribeirinhas.


Fonte: Yahoo
                                          Feito por: Bruno Freitas

Novo código florestal Brasileiro

Esse novo código péssimo do ponto de vista ambiental e econômico, do ambiental temos o excesso de carbono que será liberado, a destruição das matas ciliares, uma enorme oportunidade para o desmatamento, devemos lembrar que mesmo com atual código florestal as leis não são respeitadas, então imagina com esse atestado de óbito? No lado econômico, o código foi criado pensando nesse assunto e, varias pesquisas já comprovaram que a destruição das florestas vai afetar a agricultura, e também as pessoas que aprovam o novo código são principalmente pessoas relacionadas com o agronegócio.
                                          
A mudança do Código Florestal vai permitir um desmatamento inigualável na história do Brasil, e a água que sai de nossa torneira pode ficar ameaçada de desaparecer. Isso porque desmatamentos em nascentes, cursos d’água e reservatórios afetam a disponibilidade da água que é produzida na natureza. A tendência é que o problema cresça exponencialmente se o Código Florestal sofrer as mudanças almejadas por Aldo Rebelo, Kátia Abreu e os demais políticos que as defendem.
                                                        Por tanto é maléfico.

Fonte: yahoo, SOS rios do Brasil.
                                                 Feito por: Breno e Thalita.

Principais Afluentes

Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins - Araguaia, destacam-se os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia.

O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no estado de Mato Grosso, possui cerca de 2.600 km, e desemboca no rio Tocantins na localidade de São João do Araguaia, logo antes de Marabá. No extremo nordeste do estado de Mato Grosso, o rio dividi-se em dois braços, rio Araguaia, pela margem esquerda, e rio Javaés, pela margem direita, por aproximadamente 320 km, formando assim a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. O rio Araguaia, é navegável cerca de 1.160 km, entre São João do Araguaia e Beleza, porém não possui neste trecho qualquer centro urbano de grande destaque. 

Na Bacia Tocantins seu principal rio formador é o Tocantins, cuja nascente localiza-se no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília.

O rio Tocantins desemboca no delta amazônico e embora possua, ao longo do seu curso, vários rápidos e cascatas, também permite alguma navegação fluvial no seu trecho desde a cidade de Belém, capital do estado do Pará, até a localidade de Peine, em Goiás, por cerca de 1.900 km, em épocas de vazões altas. Todavia, considerando-se os perigosos obstáculos oriundos das corredeiras e bancos de areia durante as secas, só pode ser considerado utilizável, por todo o ano, de Miracema do Norte (Tocantins) para jusante.

                    
Fonte: Portal São Francisco.
                                               Feito por: Breno Ribeiro.